sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Alice e o Senhor Palito de Fósforo.

Oi pessoal, faço faculdade de Pedagogia, e numa aula de Português e Produção Textual a professora leu um texto técnico sobre a fabricação de fósforos, depois pediu para transformarmos num texto literário. Fiz em dupla, mas eu que escrevi a história. haha

Tá aí pra vocês :)

Alice estava brincando de explorar sua casa. Havia chegado a vez da cozinha.
Ela nunca explorava sozinha, estava acompanhada de seu melhor amigo: o ursinho de pelúcia Luca.
-Olhe só Luca! - Ela disse ao se apoiar na mesa. – Esse não é o prato mais lindo que você já viu?
Após colocar o prato no lugar, viu uma caixinha, menor que a sua mão, em cima da mesa e a abriu. Ela pegou um palito fininho de madeira com uma cabeça vermelha.
-Ei, Luca. Você já viu cabeça mais engraçada? Há há.
-Calma aí, mocinha! Não ria de mim. – exclamou o palito de fósforo. Ela se espantou de inicio, mas logo falou:
-Oh me desculpe, mas não sabia que você falava!
-É claro que falo. – falou ele. – E agora me diga, quem é você e de onde vem?
-Eu sou Alice, e moro aqui. Mas quem é você, eu pergunto, e de onde você vem?
-Ah eu sou o palito de fósforo, mas já fui uma grande árvore! E venho de longe, da floresta, claro.
Alice parecia não estar acreditando. – Você era uma árvore? Mas você é tão pequeno.
-Então deixe-me explicar: Eu era uma grande árvore, eu pesava mais de 125 quilos!
Alice soltou um “Oh” de surpresa e deixou sua imaginação fluir.
-Mas num triste dia vieram alguns homens e me cortaram! – Mais “Ohs” por parte de Alice. – Fui descascado e cortado em folhas por máquinas. Em menos de cinco minutos fui feito em milhares de palitos. – Continuou o fósforo em tom tristonho.
-Oh mas isso é muito triste! – exclamou Alice.
-Sim, é mesmo. Logo depois envolveram minha cabeça com essa touquinha e cá estou eu. Mas agora já acostumei em viver nessa caixa, com outros fósforos.
-Oh isso é bom. Apesar da triste história, aprendi muito sobre você.
-ALICE! – chamou o pai da porta. – Vamos visitar a vovó?
-Oh quase tinha me esquecido! Preciso ir Senhor Fósforo. Foi muito bom conhecer você, tchau.
-Tchau Alice!
Ela correu de encontro ao seu pai e se deram as mãos para sair.
-Com quem você estava falando, querida?
-Ah papai, você sabe que eu sempre converso com meu amigo Luca.
Ela lhe sorriu e saíram de casa.

Mariana Patrício Melo.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda. E é o que mais precisarei nesse espaço. Obrigada!